terça-feira, 3 de maio de 2016

Bloqueio do Whatsap ? Sim, sim, sim, sim

Polêmico ou não, sim, sim, sim, sim eu sou a favor do bloqueio do aplicativo Whatsap por 72 horas. Uma empresa particular não pode se sobrepor a um país.

Antes de desistir de ler minha crônica ou de pensar em palavras baixas, irei explicar o meu motivo.

Sei que muitas pessoas, dos mais de 100 milhões de brasileiros que utilizam o aplicativo de celular para trabalho, comunicação e outros fins de grande relevância e, isso deve-se ser levado em conta. Sabemos também, que muitos utilizam para transmitir correntes do tipo “repasse para 8 pessoas ou sofrerá uma enfermidade”, “quem não tem preconceito envia aos amigos”, “se fosse uma foto de mulher pelada você iria enviar aos amigos, mas esta aqui eu duvido” e assim vai, com motivos religiosos, raciais e muitos motivos fúteis sempre com a promessa que caso você não reenvie aos amigo e grupos,, você sofrerá danos irreparáveis.

Enfim, antes de tudo isso temos a soberania nacional em questão. Estamos todos vendo pelos meios de comunicação o trabalho da Polícia Federal, sob a ótica do juiz Sérgio Moro, as entranhas das ligações entre os acusados e a corrupção, e as provas das ligações em certos horários, bem como o desenho que o dinheiro levou. Os bancos, assim como as operadoras de telefonia não revelam o conteúdo das conversas, as ligações e os dados bancários por questão de sigilo profissional, mas quando a justiça determina a quebra de sigilo de algumas pessoas, essas empresas prontamente entregam is dados solicitados.

E o que vem acontecendo com o Whatsap ? A justiça determinou a quebra deo sigilo dos clientes da empresa. Não, a justiça não quer saber se você mandou vídeo pornográfico ou corrente para seus amigos, o que a justiça quer é saber quem entrou em contato com quem, para que as investigações possam cruzar os dados e assim determinar que número falou com tal número entes de um assalto, roubo ou sequestro. A justiça determinou a liberação desses dados para que a polícia possa trabalhar e prender os acusados.


Então, por que a soberania nacional está em risco, como afirmei no começo ? Simplesmente por que uma norma de uma empresa não pode ser maior que a Justiça de um país, mesmo que o interesse de muitos se sobressaia sobre o interesse de alguns. Só que neste caso o interesse de alguns que estão preocupados com a segurança nacional é maior que o interesse de muitos.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O Camaleão do Rock

Às vezes eu fico estranhando com notícias que eu deveria saber que irei receber e que são coisas naturais.
Demorei um pouco para escrever porque eu estava absorto em meus pensamentos com essa notícia e precisava refletir. Sabe como é, era mais ou mesmo como “Eu, eu mesmo e Irene”, porém sem a Irene e sim comigo. Algo que ficaria como sendo mais ou menos assim: Eu, o inquilino, o André, o Arruda, o Mirando e o Cavalcante. O inquilino ? É aquela voz que fica dentro e nós falando e falando sem parar e muitas vezes brigamos com ela e outras pedimos para ela se manifestar e assim a gente vai levando.
Enfim, a passagem de David Bowie já era esperada, visto que ele chegou a cancelar algumas apresentações e não havia dado a certeza de sua participação nas Olimpíadas de Londres em 2012 e quando apareceu foi uma alegria só.
Mas quem foi David Bowie ?


Para mim David Bowie foi um Artista. Uma pessoa que soube explorar a cada LP músicas experimentais, soube colocar em suas músicas instrumentos diferentes, soube passear pelo cinema com produções e atuações. Soube pintar e expressar seus sentimentos na pintura. Lançou moda e dramaticamente sabia explorar o palco e suas mil e uma facetas, não a toa era chamado de “O Camaleão do Rock”.
Sua bissexualidade nunca foi escondida e seus olhos coloridos uma marca. Ele possuía um olho de cada cor.


Quem não viu o “Homem que caiu na Terra” ou “Labirinto” ? Quem nunca ouviu “Heroes”, “Ziggy Stardaust” , “Let’s Dance” ou o clássico que começa assim: “dududum dum dum, dududum dum dum, dududum dum dum...” compartilhado com Queen “Under Pressure” ? Copiado integralmente pela, literalmente, farsa Vanila Ice. (primeiro a original e depois a cópia.




É, ele se foi e deixa saudades. Não era um cantor que arrasava multidões, levava milhares de fãs pelo mundo, entretanto ele possuía uma massa de gente que o seguia e sempre estava pronta para ir aos seus show, assistir seus filmes ou ainda ir em galerias para observar sua arte.
Sabia escolher suas canções e lançou seu último álbum dias antes de nos deixar, no dia de seu aniversário. Imagino o quanto não poderia ter sido sofrido para ele ter que fazer este álbum.

Era um artista como poucos e irá fazer falta nesse mundo em que estamos com muita falta de imaginação e muitos sucessos de quinze minutos de fama.