Sim, caros amigos, já era esperada a saída do técnico Adilson do São Paulo. Antes de qualquer coisa, quero enfatizar que existem alguns times que por jogarem de uma forma a muitos anos acabam ficando estagnados com um único esquema tático, com pouquíssimas alterações.
Veja o estilo dos times gaúchos, normalmente jogam fechados e compactados com muita raça, parecido com o Palmeiras. O time do Santos aposta na velocidade, e o São Paulo gosta de jogar no 4 – 4 – 2. Eu mudaria e deixaria o time bem no ataque, vamos para vencer. Por que não jogar no 3 – 4 – 3 ? Imagine Rivaldo, Casemiro, Jean e Lucas. Dagoberto, Luis Fabiano e Marlos, seria um time bem ofensivo.
E é por isso que o Adilson dificilmente daria certo no São Paulo, pois ele aposta mais em um esquema com três volantes, ficando um na marcação e dois na criação, deixando muito exposta as laterais. O Carpegiane, muitas vezes conhecido como Prof. Pardal, gostava de usar o 4 - 2 - 3 – 1 com dois volantes na frente da zaga. Como o Adilson não conseguiu que o time do São Paulo ficasse compacto, era mais que esperado a saída dele. Bom, quem errou? O técnico ou a direção que não soube escolher um técnico que saiba lidar com o, já acostumado, time do São Paulo? Solução? Talvez um técnico estilo linha dura ou reformular a psicologia total do time. Dar uma chacoalhada, um tapa na cara de cada jogador. Iria até mais longe, talvez a mudança na direção do São Paulo seria a solução. Quantos anos o Juvenal está no poder? Será que o time já não cansou dele? Muitas perguntas para pouco tempo até o fim do campeonato.
Até o final do campeonato o São Paulo não terá outro técnico, ficará o Milton Cruz, mas para o ano que vem terá um técnico novo ou mesmo Muricy, que tem muitas "viúvas" no São Paulo.
Acho o Adilson bom técnico e se daria muito bem no Palmeiras ou nos times do Sul, são estilos parecidos. Estilos que o treinador gosta e o que os times estão acostumados a jogar.
Outro problema no São Paulo é o elenco, que é propriedade do clube, patrimônio. Em 70, João Saldanha montou uma seleção, não foi o Zagalo que montou o time, com quatro camisas 10 (Pelé do Santos, Tostão do Cruzeiro, Rivelino do Corinthians e Gérson do São Paulo) e esse desafio de poder colocar muitos craques é o que o treinador deveria fazer, não como está fazendo Mano Menezes, que tem a disposição Kaká, Lucas, Ronaldinho Gaúcho e Ganso e, não sabe aproveitar as peças que tem. Será que não seria o caso de repetir o esquema de João Saldanha?
Além de um ataque bem interessante com Neymar, Fred, Luis Fabiano, Adriano. Sabendo montar um esquema tático com tantas peças de excelente qualidade, com todos os defeitos de organização, corrupção e festa com o NOSSO dinheiro, a Copa do Mundo será nossa.