segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dr. Sócrates

Quem viveu os anos 80 provavelmente já comemorou um gol imitando o Dr. Sócrates, com o braço direito erguido e o esquerdo nas costas.
Tempo que a rivalidade ficava somente nos gritos das torcidas, no tempo em que mesmo eu torcedor sãopaulino sabia reconhcer um verdadeiro craque e adorava ver o Dr. jogando. Quantas vezes fiquei triste ao ver o Dr. marcando gol contra meu time e quantas vezes vibro ao ver os gols do Magrão Capitão pela seleção brasileira de 82.
O gol que ele vez contra a Italia foi maravilhoso, Zoff esperava pelo cruzamento, assim como quase todos, porém a genialidade do Magrão que chutou cruzado entre Zoff e a trave deixando o grandíssimo goleiro sentado no chão. "De capitão a capitão, a Sócrates digo que permanecerá na história" Dino Zoff, capitão da Itália, algoz do Brasil e campeã do mundo em 1982, à Gazzetta dello Sport.



Minha familia sempre foi de falar sobre democracia e a "Democracia Corinthiana" foi um marco na história do futebol e muito comentado em casa. Tenho um tio corinthiano roxo e sempre me falava dessa democracia corinthiana e hoje eu sei o grande feito que foi. Claro que nem todos aceitam, como tiveram alguns que não aceitaram.
Hoje a gente fala que a gestão humana é importante, mas o que o Magrão e Cia fizeram nada mais é que a democracia plena em forma de gestão humana. Imaginem que um time de futebol onde concentrava quem quisesse, da forma que quisesse e sempre, sempre todos eram ouvidos. "Foi uma época em que todos os subordinados eram escutados. E acho que isso é necessário hoje. A humanidade precisa ouvir mais." Sempre coerente em suas atitudes e suas opniões, coisa rara hoje em dia, também será lembrado por isso "Triste. Dos anos 80 com sua luta pela democracia até hoje, seu pensamento foi coerente. E sua magia no futebol o coloca entre os gênios." Serginho Groisman, apresentador de TV.
Para mim foi Sócrates quem inventou o toque de calcanhar, ainda não vi nenhum jogador fazer o que ele fazia com o calcanhar. Uma técnica que dificilmente será igualada a um outro jogador, bem como sua capacidade de pensar, craque no pensamento e na técnica. Passou  uns tempos em Florença jogando pela Fiorentina, que também prestou sua homenagem hoje com um minuto de silêncio, porém a saudade o fez voltar.
Sempre boleiro e polêmico, Socrates sempre foi um jogador diferenciado. Médico, assim como Tostão, formado e daí surgiu o apelido Dr. sempre contava que  pensou muito em não ir para o Corinthinas devido a faculdade que não queria parar. Entretanto após firmar com o time do Parque São Jorge, dizia “A grande força do Corinthians é a emoção que a torcida passa para o time, algo numa dimensão que nenhuma outra passa.”
Em 1978 o São Paulo tentou contratar esse meia magro, alto e muito talentoso, porém Vicente Matheus pasosu a perna no São Paulo e o levou para o Parque São Jorge. Durante o começo dos anos 90 surgiu um rapaz no time do Morumbi que falavam ser o irmão do Sócrates, quem era? "Ah, o irmão do Sócrates" e depois com o tempo esse menino ganhou fama e a história mudou o discurso e o Sócrates passou a ser o irmão do Raí, mesmo assim o Sócrates nunca deixou de ser o Sócrates.
E como bom exemplo que era até "tornou-se" sãopaulino para poder torcer pelo irmão.



Tornou-se tão corinthiano que fez questão de deixar nossa dimensão indo exatamente no dia em que o Corinthians tornou-se 5 vezes campeão brasileiro, assim poucos sentiram a tristeza de não termos mais o Dr. Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira.
Ele foi tão extraordinal que ultrapassou as quatro linhas do campo, seja com política ou como lenda:
"Descanse em paz Sócrates. Era fascinado por ele quando criança. Lenda brasileira da Copa do Mundo. Gênio. Artilheiro. Doutor. Filósofo. Lenda" Steve Nash, jogador de basquete do Phoenix Suns, da NBA; "Jogando bola é difícil descrever tamanha classe, categoria e a inteligência extrapolou os campos de futebol. Além de médico, sempre foi engajado políticamente nas causas que acreditava" Zico, ex-jogador e parceiro de Sócrates na seleção e no Flamengo; "Descanse em paz, Sócrates. Lenda brasileira" Robin Van Persie, atacante holandês que atua no Arsenal, da Inglaterra.
É... Ele foi único, como Chalie Packer tocando tico-tico no fubá.
Obrigado Dr. Sócrates, que sua viagem seja de muita luz, paz e amor.


Um comentário:

Marcos Sérgio disse...

De fato, ótimo jogador. Bom ser humano. Parabéns pelo texto. Expressa o sentimento de muitos dessa geração.